Ubuntu


Chegou o meu CD do Ubuntu! Demoraram uns 15 dias mas vieram! Apesar de já ter esta versão instalada no meu computador, é sempre bom e simpático ter o CD oficial também. Já agora, e para quem não sabe, a Canonical, empresa responsável por esta distribuição Linux, envia os CDs gratuitamente bastando para isso efectuar o pedido em https://shipit.ubuntu.com/, que eles mandam-no absolutamente sem custos adicionais para a morada indicada.



Pois bem, o conteúdo, como se pode ver pela imagem é o CD (sinto-me um bocado burro por dizer isto do óbvio que é) numa case muito sóbria e quatro autocolantes bonitos (avisem se estiverem interessados), dá para ver também ver o jeitinho que eu tenho nas mãozinhas, pela forma como a tentar abrir o envelope às direitas, à modos que o esfrangalhei todo. Podem também ver um print screen do meu ambiente de trabalho, se bem que não seja este o que venha por predefinição, nem nada que se lhe pareça. E bem, foi o meu contributo para a divulgação do software livre (se bem que neste blog não deva vir a ter divulgação de todo), até porque como num país como o nosso, onde se gastam todos os anos milhões de euros em licenças da Microsoft, esta poderia ser uma forma de poupar dinheiro e investi-lo onde realmente faça falta. O Linux serve muito bem para as tarefas mais básicas; processador de texto, navegação na internet, folha de cálculo, e até as realiza mais rapidamente! Descansem os funcionários da função pública, também traz o Solitário (entre outros jogos) instalado, porém nem têm que recear, Microsoft e estado Português estão intrinsecamente ligados. No entanto é pena, apostar no software livre, para além da redução de custos, seria também a apostar na indústria nacional, existem duas distribuições Linux portuguesas, a Caixa Mágica e o Alinex (produzido na Universidade de Évora e alentejano portanto), que estão subaproveitadas, e são até prejudicadas, ao contrário do que acontece noutros países por essa mundo fora que tem apostado forte neste tipo de software.
Já agora, também a gigante Solaris envia CDs gratuitos do seu sistema operativo semi-aberto, em https://oscd.sun.com/, sem no entanto ter o mesmo impacto que o Ubuntu tem tido.

Sem comentários:

Enviar um comentário